Plataforma Atacama
Plataforma Atacama iniciou suas atividades em março de 2012, concentrando-se em convites para trabalhar na área do Deserto do Atacama e com a intenção de se expandir a outros territórios localizados em áreas remotas do Chile.
O Deserto do Atacama, localizado no norte do país a uma altitude de 2.348 m, é conhecido como o deserto mais árido do mundo e tem uma área de cerca de 105.000 km2. Cercado pela Cordilheira dos Andes, vulcões e salares, tem uma das geografias mais selvagens e mais atraentes do Chile e do mundo, com diversas paisagens de grande interesse. Notável pela sua rica tradição cultural e seus povos ancestrais indígenas, localiza-se em um pequeno oásis no meio de grandes extensões de terras oferecidas pelo deserto.
 


Os povos do Atacama

Os primeiros habitantes da cidade ancestral datam de 10.000 AC. Conhecido como o Atacama, o povo Likan-Antai ("povo desta terra" na linguagem Kunza) viveu nos oásis, vales e desfiladeiros do rio Loa. Alcançou um elevado nível cultural no século XV, antes da chegada dos Incas, que dura não mais de 100 anos até a chegada antecipada do território hispano-americana, que conseguiu dominar o sistema sociopolítico de Atacama e o cultural no periodo da colonização.

Estas aldeias foram estabelecidas desde Ayllu antigo, consistindo em terras agrícolas com culturas de trigo, milho, legumes e ovelhas. Atualmente é constituída por comunidades indígenas, com uma organização que os reúne.
San Pedro de Atacama é composto por 14 ayllus: Conde Duque, Yaye, Sequitor, Larache, Solcor, Solor, Cucuter, Beter, Poconche, Coyo, Tulor Quitor Catarpe e Tambillo.








Créditos das fotos: Guy Brett - Tomás Espinosa - Hamish Fulton - Marcelo Moscheta - Alexia Tala.

subir